Alfândega da Fé

» Alfândega da Fé

Alfândega da Fé

Localizada a Sul do distrito de Bragança, entre a Serra de Bornes, o Vale do Rio Sabor, com uma área de cerca de 310 Kms2, divididos por 20 freguesias e 30 localidades, Alfândega da Fé é terra antiga, com nome de origem árabe, adquirido entre os séc. VIII-IX apesar do seu primeiro foral de concelho medieval, só ter acontecido em 8 de Maio de 1294, com a carta Foral de D. Dinis.

Tão longa história deixou marcas profundas no território. Entre o natural e o humano, esta terra, sem ter para mostrar grandiosidade, conserva ainda, autênticas relíquias, quase surpresas, um verdadeiro convite à observação e à descoberta das muitas coisas boas que a vida tem. Por todo o concelho existem festas, com carácter lúdico e pagão, não excluindo a componente religiosa que, por esta razão atraem, desde tempos antigos, gentes de outros concelhos.

A sua gente vive do trabalho do campo, colocando grandes doses de humildade e amor em tudo o que faz e que recolhe excelência de terras, por vezes agrestes, mas generosas. O azeite, os vinhos, o mel, a cereja e tantos outros produtos levam o nome do Alfândega pelo mundo, levam um pouco do cheiro e do sabor desta terra tão rica e genuína.

Alfândega da Fé integra o Vale da Vilariça, um dos mais férteis vales de Portugal. Com características próprias de solo e microclima muito particular, destaca-se a produção e comercialização de fruta, azeite e vinho de altíssima qualidade.

É neste território tão rico e particular que a Casa Aragão recolhe a excelente matéria-prima que confere aos seus azeites características, paladares e aromas únicos, e que lhe permitem apresentar no mercado azeites com certificados de qualidade.

Por todas estas razões vale a pena visitar este concelho de Alfândega da Fé e levar destas terras a imagem de uma natureza rica e diversificada, mas sobretudo das pessoas que lhe dão alma e vida e continuam a justificar esta luta por uma melhor qualidade de vida.