Saúde

» Saúde
Saúde em casa

O Azeite virgem foi considerado na Antiguidade um remédio ativo por suas propriedades naturais e sua ação farmacológica. Todas as investigações demonstram que o azeite é a gordura vegetal mais apropriada para o consumo humano, não somente como medida preventiva de doenças, mas também por suas propriedades curativas. Podemos destacar, entre outras, as seguintes qualidades: Rico em vitamina A, D, E e K com as quais favorece a vista, atua contra o raquitismo e regula a coagulação do sangue. Protege das afecções coronárias, cardiopatias e enfartes por suas propriedades antioxidantes e sua riqueza em ácidos graxos monoinsaturados. Aumenta o “bom colesterol” (HDL) sem aumentar o “colesterol mau” (LDL). É bom para o fígado e favorece a evacuação, tomando uma de duas colheres em jejum. Melhora a evacuação da vesícula biliar, diminuindo o risco da formação de cálculos biliares. Ajuda a prevenir e reduzir o risco de mortalidade de doenças crónicas degenerativas como as cardiovasculares, a diabete ou certos tipos de câncer. Desde a antiguidade se usa como cosmético e como remédio em algumas doenças da pele. Como curiosidade também pode ser aplicado numa pancada forte, põe-se o azeite no ponto da batida para evitar a inchação e o “morado” conseguinte.

Fonte: Jornal O Estado de São Paulo/GERAL

Principais benefícios do Azeite Virgem para a saúde:

Aparelho Circulatório: ajuda a prevenir a arteriosclerose e seus riscos, a hipertensão arterial, o enfarte do miocárdio, a insuficiência renal e as hemorragias cerebrais.

Aparelho Digestivo: melhora o funcionamento do estômago e pâncreas, dos intestinos e das vias biliares, evitando a formação de pedra na vesícula. Foram relatados efeitos benéficos em gastrites e úlceras gastroduodenais assim como uma suave acção laxante.
Favorece a absorção das Vitaminas A, D, K e E (lipossolúveis).

Pele: o Azeite tem efeito protetor e tónico da epiderme graças à Vitamina E e ao seu efeito antioxidante, pelo que está especialmente indicado para prevenir o aparecimento de lesões cutâneas e diminuir os sinais de envelhecimento da pele.

Sistema endócrino: melhora as funções metabólicas do organismo sendo uma das melhores opções para a prevenção e controlo dos diabetes (graças ao alto teor em ácidos monoinsaturados, influencia os valores do açúcar e gordura no sangue).

Sistema Ósseo: estimula o crescimento e favorece a absorção de cálcio e a mineralização, desempenhando um importante papel na época de crescimento e na prevenção da osteoporose.

Cancro: tem um efeito protetor relativamente a alguns tumores (mama, próstata, colo-retal, endométrio) por ação dos ácidos gordos resistentes à peroxidação e devido à presença de componentes menores.

Alimentação Infantil: é a gordura natural que mais se assemelha, quer ao nível da sua composição quer na sua digestibilidade, ao leite materno.

Envelhecimento: na prevenção dos fenómenos de envelhecimento é importante dispor de um bom património antioxidante. Foi constatado um papel protetor ao azeite relativamente ao envelhecimento cerebral e, de forma experimental, um aumento da esperança de vida.

Radioatividade: foi introduzido na alimentação dos astronautas ao descobrir-se que o azeite aumenta a proteção contra a radioatividade.

Fonte: CEPAAL – Janeiro 2010